A oficina de elaboração de cartazes teve lugar na BMAG.
Alunos da Escola EB /3 Francisco Torrinha.
Alunos da Escola EB /3 Francisco Torrinha.
José Rosinhas irá apresentar ao público uma exposição intitulada “Visible”, no próximo dia 17 de Abril pelas 19h30, no sput&nik.
Esta mostra estará patente ao público até ao próximo dia 30 de Maio.
Texto sobre a exposição:
O trabalho apresentado corresponde a uma instalação efémera, de um registo contínuo do ritmo cardíaco do artista nas paredes da galeria, e a dois livros de artista executados especialmente para esta exposição.
O registo gráfico/cardíaco numa linha horizontal, de altos e baixos, são pulsações inicialmente registadas num papel quadriculado que regista as sequências cardíacas. Esse registo transcrito para a parede, torna o espaço expositivo também como um músculo que pulsa força, que bombeia ideias, elementos e objectos para criamos a nossa visão sobre a arte contemporânea.
O espectador é convidado a fazer parte dessa força vital, desse bombear, ao circular pelo espaço está a ser um elemento fulcral para a peça apresentada.
José Rosinhas
JOVENS = EMBAIXADORES CULTURAIS
15 a 18 ABR 2010
Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego
Tema: O Universo Fantástico – Rumo ao Futuro
Hoje em dia assistimos cada vez mais a instituições culturais, como o Pavilhão da Água e o Teatro Nacional de S. João, a convidar personalidades mediáticas para serem Embaixadores, isto é, figuras públicas que ajudam a instituição a atingir a sua Missão junto do público.
Assim, este projecto para a Qualifica, irá convidar os jovens a serem Embaixadores Culturais. Criar no público juvenil o poder de iniciativa profissional e artística e de empreendedorismo em actividades culturais será a “missão” deste projecto.
Outro propósito será estimular os jovens na criação do próprio emprego/actividade profissional e apoiar a criação de empresas de pequena dimensão, como por exemplo: produtores e promotores de actividades culturais, galeristas, etc.
Como estratégia para concretizar os objectivos supracitados, propõe-se a interacção com os seus parceiros e com o público da Qualifica, recorrendo a uma pequena exposição de arte contemporânea de jovens artistas, à realização de oficinas de arte para um público escolar e famílias, e a conferências / debate neste mesmo ambiente com oradores convidados.
Objectivos:
1 – Mostrar como um artista se integra no circuito crítico e comercial;
2 – Banco de ideias para… (agências, consultores, etc.);
3 – Dar ferramentas para uma autonomia na escolha profissional;
4 – Fornecer um conjunto de medidas específicas de estímulo ao emprego;
5 – Estimular o empreendedorismo e a criação artística.
Concepção do Projecto: José Rosinhas