quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oskar Schlemmer - Bauhaus.

o ballet triádico

“Porquê o ballet triádico? Porque o três é um número eminentemente dominante, no qual o eu unitário e o seu oposto dualista são superados, começando então o coletivo. Depois dele vem o cinco, depois o sete, e assim por diante. O ballet deve ser entendido como uma dança da tríade, a troca do um, com o dois, com o três. Uma bailarina e dois bailarinos: doze danças e dezoito trajes. Mais além, a tríade é: forma, cor, espaço; as três dimensões do espaço: altura, profundidade e largura. As formas fundamentais: esfera, cubo e pirâmide; as cores fundamentais: vermelho, azul e amarelo. A tríade de dança, traje e música.”

«O ballet triádico consiste em três partes que formam a estrutura das cenas de dança estilizadas, que se desenvolvem desde o divertido até o sério.
O primeiro é um paródia alegre com cortina amarelo-limão.
O segundo, cerimonioso e solene, é num palco cor-de-rosa.
E o terceiro é uma fantasia mística num palco preto.

As doze danças diferentes em 18 diferentes figurinos são dançadas alternadamente por três pessoas, dois homens e uma mulher. Os figurinos são em partes de roupas acolchoadas e em partes de formas rígidas de papel maché, cobertos com pinturas metálicas ou coloridas.»
http://tipografos.net/bauhaus/oskar-schlemmer.html

Sem comentários:

Enviar um comentário