quinta-feira, 26 de março de 2009

OBRA DO DIA
José Rosinhas
Circunvalação - Arte Comunitária, 2005


Autor dos textos: José Rosinhas
Ilustrações: José Rosinhas


Esta publicação surge no âmbito do projecto intitulado “Circunvalação”. A denominação deste resulta do nome da estrada que circunda a cidade do Porto e que a separa dos restantes ambientes urbanos.

Contrastando com esta noção de separação poderá ver-se a Circunvalação como elemento de união, por constituir um eixo rodoviário importante de comunicação entre as cidades em questão. Por sua vez, para esta iniciativa, o elemento de união faz-se através da arte.

Para tal, foram convidados três artistas estrangeiros, representantes das comunidades imigrantes residentes em Portugal, que tenham como uma das áreas de trabalho e de pesquisa a arte comunitária, para elaborar projectos para uma comunidade.

Assim, foi destinado para a cidade de Vila Nova de Gaia (Vila de Avintes), a artista Syeda Farida Batool do Paquistão; para a cidade de Gondomar (Bairro da Granda), Luís Pedro Basto de Moçambique e, por último, para a cidade do Porto (Ilha da Lomba), Taras Polataiko da Ucrânia mas a residir no Canadá.

Além de envolver as comunidades na construção da obra para cada local, pretende-se também abranger um público visitante específico, neste caso Escolas do Ensino Básico e Preparatório, assim como um público geral. Para tal, organizou-se visitas guiadas orientadas por uma equipa de monitores.

Esta publicação serve como base de apoio de leitura para o público infantil/juvenil (1º ano ao 6º ano de escolaridade) que irá assistir às, já referenciadas, visitas guiadas.
Não é pretensão nossa elaborar um livro de história de arte, mas apenas um livro que desperte e levante mais questões sobre o que é Arte, e em específico, do que é Arte Contemporânea e as suas formas de expressão.

Achou-se pertinente apresentar a Arte Contemporânea como uma “criança” que deve o seu surgimento a outros movimentos artísticos anteriores. Como o público-alvo são crianças entre os 6 e os 12 anos, optou-se por referir os antepassados segundo o modelo familiar (pais e avós).

Muitos artistas ficaram por referir, no entanto, com intuito de simplificar a mensagem, apenas se fez referência a alguns autores, considerados relevantes para a matéria abordada. As ilustrações apresentadas tiveram, como ponto de partida, desenhos realizados pelo autor dos textos em 1977/78. Houve, ainda, a colaboração de três crianças oriundas dos países dos artistas convidados para elaborar alguns desenhos que contribuíssem para a ilustração de certos temas. Eles foram: Nicolau Magasselo (Moçambique); Paulo Vaskouscyy (Ucrânia); Umar Arfan (Paquistão).

Sem comentários:

Enviar um comentário