terça-feira, 31 de março de 2009

Estudio del Papa Inocencio X de Velázquez. Óleo sobre lienzo, 153 x 118 cm. 1953. Des Moines, Nathan Emory Coffin Collection of the Des Moines Art Center.© The Estate of Francis Bacon. All rights reserved. DACS, London 2009
OBRA DO DIA
Hoje é mais a vida de um homem que quero fazer referência -FRANCIS BACON. Este fds fui a Madrid e tive a oportunidade de ver uma bela exposição do artista.

segunda-feira, 30 de março de 2009

OBRA DO DIA
José Rosinhas
Sem título, 2008
Técnica mista sobre tela.

sexta-feira, 27 de março de 2009

OBRA DO DIA
Spencer Tunick
Hoje decidi seleccionar esta imagem, porque participei na obra que está a ser apontada pelo artista.
Estou lá no meio.
Ser voluntário de uma das instalações do Spencer foi uma experiência única da minha vida.
Vale a pena visitar o sítio do artista:

quinta-feira, 26 de março de 2009

OBRA DO DIA
José Rosinhas
Circunvalação - Arte Comunitária, 2005


Autor dos textos: José Rosinhas
Ilustrações: José Rosinhas


Esta publicação surge no âmbito do projecto intitulado “Circunvalação”. A denominação deste resulta do nome da estrada que circunda a cidade do Porto e que a separa dos restantes ambientes urbanos.

Contrastando com esta noção de separação poderá ver-se a Circunvalação como elemento de união, por constituir um eixo rodoviário importante de comunicação entre as cidades em questão. Por sua vez, para esta iniciativa, o elemento de união faz-se através da arte.

Para tal, foram convidados três artistas estrangeiros, representantes das comunidades imigrantes residentes em Portugal, que tenham como uma das áreas de trabalho e de pesquisa a arte comunitária, para elaborar projectos para uma comunidade.

Assim, foi destinado para a cidade de Vila Nova de Gaia (Vila de Avintes), a artista Syeda Farida Batool do Paquistão; para a cidade de Gondomar (Bairro da Granda), Luís Pedro Basto de Moçambique e, por último, para a cidade do Porto (Ilha da Lomba), Taras Polataiko da Ucrânia mas a residir no Canadá.

Além de envolver as comunidades na construção da obra para cada local, pretende-se também abranger um público visitante específico, neste caso Escolas do Ensino Básico e Preparatório, assim como um público geral. Para tal, organizou-se visitas guiadas orientadas por uma equipa de monitores.

Esta publicação serve como base de apoio de leitura para o público infantil/juvenil (1º ano ao 6º ano de escolaridade) que irá assistir às, já referenciadas, visitas guiadas.
Não é pretensão nossa elaborar um livro de história de arte, mas apenas um livro que desperte e levante mais questões sobre o que é Arte, e em específico, do que é Arte Contemporânea e as suas formas de expressão.

Achou-se pertinente apresentar a Arte Contemporânea como uma “criança” que deve o seu surgimento a outros movimentos artísticos anteriores. Como o público-alvo são crianças entre os 6 e os 12 anos, optou-se por referir os antepassados segundo o modelo familiar (pais e avós).

Muitos artistas ficaram por referir, no entanto, com intuito de simplificar a mensagem, apenas se fez referência a alguns autores, considerados relevantes para a matéria abordada. As ilustrações apresentadas tiveram, como ponto de partida, desenhos realizados pelo autor dos textos em 1977/78. Houve, ainda, a colaboração de três crianças oriundas dos países dos artistas convidados para elaborar alguns desenhos que contribuíssem para a ilustração de certos temas. Eles foram: Nicolau Magasselo (Moçambique); Paulo Vaskouscyy (Ucrânia); Umar Arfan (Paquistão).

terça-feira, 24 de março de 2009

OBRA DO DIA
Mário Cesariny (1923-2006)
Poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, e pintor.

segunda-feira, 23 de março de 2009

OBRA DO DIA
Elisabete Ferreira
Dora sabe a Peras ao pequeno-almoço e a Laranjas ao jantar, 2009
Técnica mista sobre papel (38,8 cm x 44,2 cm)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Kveta Pacowská (Praga, 1928)
Ilustradora de referência no mundo dos livros. Vale a pena o conhecer o seu trabalho. Considero cada livro uma peça única, um Livro de Artista. Uma mulher brilhante com um trabalho ímpar.
© Copyrights : Un livre pour toi / Kveta Pacovska. Le Seuil, 2004



Kveta Pacowská
OBRA DO DIA
José Rosinhas
What you see is what you see, 2005





quinta-feira, 19 de março de 2009

Copyright Christian Boltanski "Entre temps" 2003, right reserved.
HOSPITAL SÃO JOÃO VERSUS CHRISTIAN BOLTANSKI

Neste momento estou à espera de uma consulta de Cardiologia...preocupado? Talvez, mas é uma consulta de rotina. Lembrei-me neste momento, da minha estada em Estocolmo, e a visita ao Magasin 3, uma instituição de arte contemporânea com bastante qualidade. Participei na obra de Christian Boltanski intitulada "Archives from the heart”, em que registava o nosso batimento cardíaco. O objectivo do trabalho é uma colecção de registos de batimentos cardíacos (20 segundos cada) a ser depositada na ilha Ejima, no mar do Japão.

Fica aqui a nota.





OBRA DO DIA
José Rosinhas
Quero aprender a..., 2007 "Os livros de artista são, como qualquer outro medium, um meio para o artista transmitir as suas ideias sobre arte ao observador/leitor. Ao contrário da maioria dos outros mediuns, estão disponíveis a um preço moderado. Não precisam de ser mostrados num lugar especial. Não são valiosos, a não ser pelas ideias que contêm. O seu conteúdo é apresentado numa sequência determinada pelo artista. (O leitor/observador pode ler o material na ordem que quiser, mas o/a artista apresenta-o como julga que ele deve ser apresentado). As exposições de arte começam e acabam, mas os livros acompanham-nos durante muitos anos. Eles próprios são obras e não reproduções de obras. Os livros são os melhores mediuns para muitos artistas de hoje. Em muitos casos, o material visto nas galerias é mais difícil de ler/observar pendurado numa parede do que em casa, onde as pessoas não se sentem tão intimidadas. É vontade dos artistas que as suas obras sejam compreendidas pelo maior número de observadores possível. Os livros ajudam a realizar esse desejo.” SOL LEWITT

quarta-feira, 18 de março de 2009

OBRA DO DIA
José Rosinhas
Três Graças, 1998

terça-feira, 17 de março de 2009

OBRA DO DIA
José Rosinhas
NÃO ME PERGUNTES QUEM SOU, 2003

Derek Jarman (31 Janeiro de 1942 – 19 Fevereiro de 1994)

uma referência no meu percurso profissional e pessoal.


Prospect Cottage in Dungeness.

Photograph: David Mansell
Sim, sei bem
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.
(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 16 de março de 2009

PURO - SÓ DEUS.


José Rosinhas, artista plástico e coordenador artístico da Olga Santos galeria, apresenta na revista Attitude, o seu ponto de vista e reflexão sobre o tema PURO.